Tratamento Intervencionistas em Dor

Os tratamentos intervencionistas são técnicas minimamente invasivas utilziadas como um ótimo recurso no tratamento da dor e apenas quando não há resposta nos tratamentos habituais, indicados de acordo com cada necessidade e situação.

Radiofreqüência pulsátil moduladora (não lesiva)

É aplicada em nervos periféricos ou centrais com objetivo de promover analgesia em determinadas áreas do corpo.

Coluna: analgesia através do tratamento das raízes cervicais, torácicas, lombares - em síndromes radiculares com dor do tipo neuropática.

Articulações: analgesia pelo tratamento dos nervos relacionados com uma determinada região articular. Artropatias (osteoartrites e osteoartroses), pós operatórios ortopédicos com evolução para quadros dolorosos crônicos. Promove alívio de 60 a 70% facilitando processo de reabilitação física do paciente ou coadjuvante em outras terapias.

Radiofreqüência Ablativa

É aplicada na cadeia autonômica (simpatectomia percutânea)

Indicação: desenvolvimento de síndrome dolorosa complexa regional (algodistrofia), após trauma ou pós operatório de articulações - joelho, pé, ombro ou mãos. Normalmente apresenta-se com rigidez, perda de amplitude, associada a edema e dor espontânea (alodínea). Tratamento dos neuromas (Morton) rebeldes aos tratamentos convencionais.

Permite estabilizar o quadro distrófico e diminuir o processo álgico, colaborando com a terapia de reabilitação e recuperação da função do membro.

Utilização de Toxina Botulínica

É aplicada em tendinopatias, síndromes musculares (síndrome do músculo piriforme, quadrado lombar, psoas - músculo da alma, trapézio, lesões ligamentares álgicas) em pacientes com síndromes de espasticidade por comprometimento central ou periférico.

Aplicação de Fator de Crescimento Plaquetário

Extraído do sangue por técnica de aférese do sangue (não por centrífuga). Concentra apenas o fator imunológico colaborando na terapia antiinflamatória em tendinopatias e lesões ligamentares com dor.

Cifoplastia e Vertebroplastia

A Cifoplastia (Vertebroplastia por Balão) é indicada nas dores por fraturas recentes patológicas (tumorais como no Meloma Múltiplo) ou por osteoporose especialmente com acunhamento do corpo vertebral.

A Vertebroplastia é indicada nas dores por fraturas antigas e com preservação do muro posterior do corpo vertebral.

Discectomia Percutânea

Técnica utilizada em níveis lombares, cervicais e torácicos. Indicada para o tratamento de protrusões discais em pacientes sem sinais de instabilidade da coluna vertebral ou por via endoscópica Nos casos de extrusão única ou herniações maiores.

Sistemas Implántaveis

Existem ainda casos onde existe a necessidade da utilização de Sistemas Implántaveis, estes são recusros terapêuticos minimamente invasivos que são adotados em casos especiais como último recurso no tratamento da dor e apenas quando não há resposta nos tratamentos habituais, indicados de acordo com cada necessidade e situação.