Sacroileíte

A dor ocorre em uma articulação extensa, localizada no final da coluna, justamente na área de conexão entre a coluna ( sacro) e o quadril, na sua porção chamada ilíaco:

A articulação sacroilíaca apresenta uma inervação extensa, conforme podemos visualizar abaixo:

A sacroileíte apresenta-se como uma dor que simula a ciática, sendo frequentemente confundida com ela. Pode ser extremamente incapacitante e seu tratamento prolongado. O diagnóstico diferencial é feito pelo médico através da anamnese ( história do paciente), exame neurológico e osteomuscular. Exames de imagem como o RX simples, a tomografia, ressonância magnética e cintilografia óssea auxiliam no diagnóstico.

O tratamento inicialmente é feito com medicações, fisioterapia, exercícos, acupuntura e, não havendo uma resposta adequada, pode ser indicado bloqueio ( injeções) intraarticular.

Estes bloqueios, na maioria das vezes são realizados com uma solução de analgésico e corticoide; servem como um meio de diagnóstico e por vezes, tratamento destas dores.

Eles podem ser repetidos, conforme análise do médico; algumas vezes no entanto, opta-se por realizar lesão ablativa dessa cadeia nervosa, através de radiofrequência.

Justamente por ser uma articulação grande, com uma extensão de nervos também extensa, foram desenvolvidos sistemas de radiofrequência específicos para ela. No mercado atualmente temos dois tipos:

O sistema Simplicity – Surgical Line

E o sistema – Sinergy – Baylis Medical:

Ambos tratam a dor na sacroilíaca; os resultados costumam ser excelentes, mas o paciente deve ser alertado que a melhora/ normalização dos sintomas pode levar até 90 dias; neste período ele pode seguir suas atividades do dia-a-dia normalmente, inclusive com exercícios, que são fundamentais.