Dor em um membro

Algodistrofia ou distrofia simpático-reflexa ou síndrome dolorosa complexa regional

Considerada uma das mais fortes e incontroláveis dores do corpo humano.

Classificada como uma dor autonômica, costuma ser muito limitante às atividades do paciente; geralmente presente em uma região de um membro (inferior ou superior). Pode surgir sem nenhuma lesão física aparente (tipo I) ou após um trauma físico (tipo II) como cirurgias pós-fraturas, cirurgias de túnel do carpo (no punho), artroscopias de ombro ou joelho, colocação de próteses ( quadril, joelho, etc) e até mesmo em pequenos traumas, como chutar o pé de uma cadeira.

É caracterizada por presença de edema(inchaço), frio de extremidades (muito raramente o calor); algumas vezes acompanhada de suor nas mãos ou nos pés afetados. A dor passa a associar-se a uma rigidez da região acometida e esta perda de movimento pode tornar-se definitiva se não identificada e tratada a tempo.

Tratamento: Medicamentoso, fisioterápico e intervenções como simpatectomia percutânea (por álcool ou radiofrequência), bloqueios analgésicos e implante de neuroestimuladores e eletrodos. Estes últimos são considerados o “padrão ouro” do tratamento.